modelagem e programação

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Fazendo um estádio em 19 imagens

Nesta postagem decidi fazer algo um pouco diferente, em forma de capturas de tela, mostrarei como fazer a base de um estádio. Como exemplo unirei o útil ao agradável, este é o estádio do qual fiquei responsável em fazer a base, Arena Pernambuco, que será sede da Copa 2014. Desta vez explicarei um pouco de cada passo-a-passo em apenas 19 imagens.

Estádio a ser modelado:



Início (clique em cada imagem para vê-la melhor):

Aqui fiz um plano a fim de adicionar uma textura, caso não saiba como fazer isso, veja este post. A textura utilizada no exemplo foi o estádio visto de cima.


Aqui dividi o plano para selecionar exatamente 25% de um dos cantos do estádio.

Feito isso começo a fazer as arquibancadas. É essencial que o modelador entenda e veja muitas imagens do projeto antes de começar a fazer o modelo, afinal, se ele não souber o que faz, o resultado também será desconhecido.


Aqui mostro como ficou, vendo a imagem acima, as arquibancadas podem ser feitas simplesmente como mostrado, seguindo as linhas do plano, fechando a área e subindo o plano. (Lembro que faço na base de "engenharia reversa", uma vez que sequer possuo medidas.)




Aqui (imagem abaixo) eu fechei um lado para fazer as armações de sustentação, como mostrado na segunda imagem do estádio a ser feito.



Feito isso, e, fechando as bordas, utilize a ferramenta "siga-me"para seguir as linhas de contorno externas do estádio (eu usei a linha da base externa ao estádio, mas cada modelo possui um "melhor caminho").


Aqui mostro o resultado final de como seriam as escadas externas de acesso ao estádio. O objetivo desta captura de tela é mostrar que elementos externos devem ser feito longe/separado do resto do modelo. Feito isso, selecione o objeto e crie um "grupo" ou "componente", pois fica mais fácil a adaptação dele com o resto da estrutura e posteriormente não prejudicará todo o resto.

"Grupo" criado, é só mover e rotacionar o novo objeto incorporando ao resto do modelo.

Aqui fiz as saídas que parecem um "lápis"(direita) e recortei as saídas para carros (extrema esquerda).



Coloquei e adaptei os suportes.


Agora veja o seguinte, lembra de quando disse para selecionar 25% do estádio? Esse foi o objetivo de fazer apenas 25% do todo, a partir de agora o estádio já está pronto, é nesses 1/4 que você colocará texturas de fotos e adicionará detalhes, mas eu pulo essa parte para mostrar-lhe o que fazer depois de finalizar esses 25%. Feito, selecione tudo e crie um grupo:


Duplique. Para duplicar é só usar a ferramenta mover e apertar a tecla "Alt" (alt direita do teclado). Mova para um dos eixos.


Inverta, não rotacione, inverta! (IN-VER-TA!) Inverta para o eixo que você moveu a cópia/duplicação.

 Ficará assim:

Agora mova e coloque no lugar certo.

 Faça o mesmo com as duas partes, duplique e inverta, agora, para o outro eixo.



Ficou assim (vista da cima).

 E assim ficou (Visualizar> Estilos de arestas> "desselecione" "Arestas").


Acho que terminamos, agora só falta fazer os detalhes como as entradas no campo, os gols, os bancos-reservas e texturizar. O objetivo deste post foi dizer que um estádio, e até casas, podem ser feitos com apenas 25%, e não tudo de uma só vez. Uma casa, por exemplo, pode ser feita com apenas 50% do modelo, como mostrei neste post uma casa que fiz sobre esse mesmo método.

Esse estádio estará logo no armazém, só falta colocar as texturas e arrumar uns detalhes.

Comentários (Facebook)

0 comentários:

Postar um comentário